No sentido de contribuir para a divulgação e esclarecimento do impacto do novo Coronavírus (COVID-19) na economia e sociedade em geral, a SIBS divulga um conjunto de indicadores de evolução de consumo relativos às últimas semanas.

Nos dados relativos à semana de 1 a 7 de junho, na qual se iniciou a terceira fase de desconfinamento em Portugal, as compras em loja através da Rede MULTIBANCO continuam também a recuperação, subindo 6% face à semana anterior e aproximando-se cada vez mais dos valores registados antes do primeiro caso em Portugal. Entre 1 e 7 de junho, a média diária de compras físicas na Rede MULTIBANCO foi equivalente a 87% da média pré-pandemia, o valor mais alto desde que foi decretado o Estado de Emergência em Portugal.

Já a frequência de consumo no e-commerce atingiu o valor mais alto desde a primeira semana de março, logo após a confirmação do primeiro caso do novo Coronavírus em Portugal. O aumento de 7% face à semana anterior levou a média diária de compras online a ultrapassar os valores pré-pandemia, ficando três pontos acima da média de transações online em janeiro e fevereiro.

Consulte os restantes Indicadores de Consumo na infografia em anexo.