O relatório SIBS Analytics – 100 dias de pandemia, apresenta uma visão mais abrangente, ao analisar o período dos 100 dias desde que foi declarado o estado de emergência em Portugal, permitindo diferentes perspetivas e comparações sobre a evolução do consumo no nosso país. Divulgamos ainda, no âmbito da parceria formalizada entre a SIBS e o ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, novos insights que acrescentam uma perspetiva mais aprofundada sobre as dimensões analisadas.

Em crescimento está a utilização e o peso do serviço MB WAY como meio de pagamento no total das compras físicas, ao atingir valores recordes nos últimos meses, tendo neste período duplicado o volume de transações face ao início do ano, antes do aparecimento do primeiro caso de COVID-19 em Portugal. Afirmando-se cada vez mais como a opção mais utilizada pelos Portugueses para efectuar pagamentos “sem contacto” no telemóvel.

De facto, o período de confinamento gerou uma quebra de cerca de 50% das compras físicas face aos meses pré-COVID de janeiro e fevereiro. Nas compras online, a diminuição foi menos expressiva, de apenas 17%, pelo que estas assumiram um peso maior no total de transações realizadas. Ou seja, o peso do e-commerce no total de compras passou de 9%, no período antes da pandemia, para 14% no período de maior confinamento e situa-se agora nos 11%.

Consulte os restantes indicadores de consumo no relatório em anexo.